O nosso primeiro blogue

A matemática é a honra do espírito humano. Leibniz (matemático alemão, 1646 – 1716)

Quase todos nós sentimos, algum dia, aquela sensação de “bolhinhas na barriga”, como um dia um aluno referiu, perante algum exercício ou problema matemático. Aquela sensação de “não sei fazer”, “é muito complicado”, “não percebo”. Se tivermos resolvido com sucesso outros exercícios ou problemas matemáticos, iremos então substituir essa sensação por um pensamento, “como vou resolver isto”. E se tivermos as bases necessárias para fazê-lo – conhecimentos teóricos, capacidade de conexão de experiências, resiliência – levaremos esse pensamento à ciência, “estou a descobrir um caminho”.

Na sua luta diária, o ser humano é confrontado com caminhos a percorrer, outros a descobrir. Não sendo o único meio para o fazer de forma consistente e geradora de possibilidades, a matemática é, como sempre foi, uma ciência que impulsiona o mundo e a vida para caminhos extraordinários e que é capaz de gerar, em quem a estuda, a força mental e a capacidade de resiliência necessárias tanto em atividades rotineiras (muitas vezes transformando-as em atividades mais fáceis ou mais interessantes) como nos vários desafios, tecnológicos, sociais, científicos, pessoais, que surgem a cada instante.

Foi com esta perspetiva de, mais do que ensinar, educar pela experiência, pela descoberta, pela investigação de “pegadas” matemáticas na cidade, que surgiu o projeto “Nonius Adventures”, alicerçado na ideia de que é importante não só dar a conhecer o mundo, como fazer refletir sobre o mundo – social, económico, científico, artístico e cultural. E porque não associar a esta reflexão a matemática, força motriz desse mesmo mundo?

na blog novo

Assim surgiu, em 2016, o blogue Nonius Adventures.

Pensámos, nessa altura, em equipas Nonius Team: grupos de jovens que promovem a sua região a nível científico, económico, social, desportivo e cultural.

Este trabalho prosseguiu com alguns apoios:

a aventura            |             connect            |          startup

Neste momento, a Nonius Adventures dedica-se a criar e comercializar produtos educativos que promovem a aprendizagem da matemática de forma literária, lúdica, divertida e relacionada com outras áreas do saber. A matemática como uma aventura para todos!

logo novo

 

O primeiro e o segundo logótipos da Nonius Adventures tinham desenhado o quantificador universal “para todo”, o A invertido. NA stars

 

 

cropped-logo-principal1.png

O logótipo atual inspira-se no nónio de Pedro Nunes, que em latim é: Petrus Nonius.

Mantém as estrelas – símbolos matemáticos – e tem retas e curvas. E ainda mantém o A invertido, se olharmos com imaginação. 🙂

Matemática para todos!

 

Sobre o primeiro blogue Nonius Adventures…

“… os conteúdos têm bastante valor. Gostaria de desejar sucesso e que tenha a visibilidade merecida, para que chegue a mais pessoas.”

Luís Pereira, investigador da Universidade de Coventry, Inglaterra | Sítio dos Miúdos

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s