N-APPrentice no GovTech… porquê?

Poderíamos pensar que é por causa do sistema usado para a votação, que envolve criptografia. Ou seja, temos a matemática presente nesta iniciativa do Governo português.

O vídeo seguinte explica bem o processo Blockchain usado no GovTech:

(tem legendas em pt)

Compreender a informação transmitida neste vídeo pressupõe capacidades matemáticas, como raciocínio lógico. Mas, para seguir a sugestão dada de implementar uma cadeia de blocos simples com Javascript é preciso saber alguma programação.

Contudo, poderá haver jovens adultos (e menos jovens) que não consigam compreender o exposto no vídeo, que nem se interessem sequer por esta ideia inovadora que poderá vir a estar cada vez mais presente nas suas vidas, e, muito menos, que saibam ou queiram saber como criar uma cadeia de blocos simples em Javascript. Possivelmente, porque é difícil, aborrecido ou inútil, na sua opinião. Contudo, poderão ter que, na sua vida profissional ou mesmo pessoal, lidar com alguma situação em que a capacidade de ter este tipo de raciocínio seja posta à prova. E, tal como nos testes de matemática da escola, não chegam à positiva…

O título do artigo de Sérgio Azenha no jornal Público é um alerta para estas considerações: “A má relação com a Matemática está a afastar os jovens de cursos importantes para o país”.

Todo o artigo é importante e merece leitura atenta. Nele, é referido que há alunos com capacidades interessantes para a engenharia que não conseguem aceder a esses cursos por causa das notas em Matemática e que os problemas nos três ciclos do ensino básico podem criar afastamento em relação à disciplina, condicionando o percurso a seguir no ensino secundário. 

O excerto seguinte desse artigo é claro na importância da matemática:

“Assim como no desporto temos de desenvolver determinados músculos do nosso corpo, em função da modalidade que praticamos, também nesta área é necessário desenvolver o músculo responsável pelo raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas complexos de forma estrutural, que é o cérebro. Isso pode ser treinado através da matemática, ilustra Gonçalo Quadros.”

*

Outro artigo extremamente interessante é o da entrevista da jornalista Rita Marques Costa ao matemático Rogério Martins, apresentador do programa Isto é Matemática. Podemos ler que:

Muda tudo quando uma criança aprende Matemática e tem pais que a entendem, que valorizam aquele saber, porque eles próprios também estudaram aquilo e conseguem acompanhar.”

Este matemático considera a intuição tão importante como o formalismo. E ainda mais importante: o conseguir estabelecer pontes entre as várias matérias da disciplina.

Para Rogério Martins, a Matemática é um mundo, uma parte importante da cultura, uma forma de ver o mundo mais racionalmente e de fazer escolhas mais acertadas na vida quotidiana, como, por exemplo, comprar um seguro ou um carro.

*

Estas opiniões e considerações destacam a nossa causa, a causa Nonius Adventures: promover a matemática e a sua aprendizagem explorando-a nas ruas, nos edifícios, no comércio, na arte, na cultura, em família, com amigos, com a escola, com tecnologia móvel (hoje uma extensão de nós mesmos), em materiais tradicionais, em materiais digitais. É esse o nosso projeto!

Deste modo, a matemática será mais intuitiva, mais cultural, mais familiar, mais prática, mais artística, mais espontânea, conseguindo fazer pontes entre vários temas e realidades, entre localidades, entre países.

Esta é a linha impulsionadora do projeto candidato ao GovTech português.

N-APPrentice: When math meets adventure

Temos cinco parceiros. Todos têm em comum a matemática, em vertentes várias: tecnológica, prática, investigativa, educativa e formativa.

 

E contamos consigo para votar neste projeto e fazê-lo atingir o seu objetivo: Matemática para todos!

O contributo português para fomentar a literacia matemática no mundo.

🙂

One thought on “N-APPrentice no GovTech… porquê?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s