Mundus Mathematicus

Houve Sciencia Matemática na Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), na primeira semana de julho de 2018, com aventuras de navegadores da época dos Descobrimentos Portugueses, guiados por um Story Poster e por um Storyboard.

 

A partir do Story Poster, as crianças e jovens (e também alguns pais) descobriram pistas matemáticas para resolver as situações apresentadas, na Sala Infanto-Juvenil da BPMP.

 

Com o Storyboard, partiram à aventura pela área da Exposição “Da sciencia dos numeros, da medição das distancias, e do pêzo dos corpos celestes”.

Preservado nas coleções patrimoniais da Biblioteca, o espólio integra obras muito relevantes e exemplares bastante raros das chamadas ciências exatas, mais concretamente de disciplinas físico-matemáticas e outras áreas que, de algum modo, utilizam fundamentos e métodos quantitativos para esclarecer a realidade ou que incidem no conhecimento ou engenho técnico-prático. São os casos da matemática, astronomia (incluindo aqui astrologia, ‘reportórios de tempo’ e similares), náutica e navegação, arquitetura e ciência militar (quando predomina a vertente matemática), instrumentação e engenhos mecânicos.

Livros de Pedro Nunes, o nosso Petrus Nonius, encontram-se lá expostos. E foram descobertos pelos jovens aventureiros, que assim puderam apreciar a exposição de forma lúdica e resolver situações matemáticas, em equipa.

 

Houve momentos de leitura, de música, de investigação, de análise e de reflexão. Em equipa. Verdadeiras Nonius Team!

 

A Nonius Adventures agradece a participação de todos estes jovens atentos e curiosos. E aos pais e professores presentes. À equipa da BPMP. E, em especial, agradece a valiosa colaboração de Verónica Magalhães e de Helena Vieira. A sua experiência, arte e saber foram determinantes para o sucesso desta fantástica experiência, que terá enriquecido todos os envolvidos.

musica piPoderá usar o Storyboard no seu telemóvel para visitar esta exposição, em modo de aventura matemática. Na Sala Infanto-Juvenil da BPMP poderá obter mais informações.

A exposição “Da sciencia dos numeros, da medição das distancias, e do pêzo dos corpos celestes” pode ser visitada de segunda-feira a sábado entre as 10 e as 18 horas e fica patente até 31 de agosto (a partir de 15 de julho encerra ao sábado).

E poderá ainda aprender e cantar em família a música “Photomath” com a versão instrumental dos Brooklyn Duo.

 

Irá sentir-se um verdadeiro membro da Nonius Team! 😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s